O Distrito Federal recebe, neste sábado (8/7) a 3ª edição do Pretas que Escrevem no DF. O evento reúne dezenas de mulheres para um encontro aberto ao público, com sarau, exposição e venda de livros, roda de conversa e homenagens.
O evento gratuito ocorrerá no Espaço Literário, anexo do Museu da República, entre 16h e 19h. Segundo os organizadores, o encontro também visa comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorados em 25 de julho.




Podem participar pessoas que se identificam como mulheres negras, que usam a palavra, escrita ou falada, como expressão artística, publicadas ou não.
O objetivo do encontro, de adesão voluntária, “é mapear e reunir o máximo de mulheres negras que escrevem no DF, para que as obras dessas escritoras possam divulgadas”.
Na programação, além da apresentação de cada participante, estão previstas performances artísticas, sarau, exposição e venda das obras das autoras participantes.
Homenagens
De acordo com Waleska Barbosa, idealizadora do encontro, um dos momentos especiais do sarau será a homenagem às autoras. Em 2023, conforme relatou, Verenilde Pereira, Meimei Bastos e Sarah Benedita, foram as escolhidas, pela trajetória de vida e de carreira, além de representarem gerações e estilos diferentes.
Desde que foi criado, em 2021, o evento reuniu cerca de sessenta autoras e homenageou seis delas: Rosane Garcia, Lydia Garcia, Jacira Silva, Tatiana Nascimento, Nanda Fer Pimenta e Cristiane Sobral. Em 2021, foi realizado na Banca da Conceição, da jornalista e escritora preta, Conceição Freitas, e no ano passado, o evento aconteceu, pela primeira vez, na programação do Festival Latinidades.
Serviço:
- III Encontro Julho das Pretas que Escrevem no DF (@julhodaspretasqueescrevemdf)
- Dia: 8 de julho de 2023
- Hora: 16h às 19h
- Local: Espaço Literário – Anexo do Museu Nacional da República